17 paragens

Infante (partida e chegada); Alfândega; Massarelos; Entre Quintas; Restauração; Viriato; Pr. Liberdade; Batalha; Batalha – Guindais; R. Santa Catarina; Pr. D. João I; Aliados; Pr. Guilherme Gomes Fernandes; R. Carmo; H. de Santo António; Restauração; Alfândega

Um ano depois do regresso dos eléctricos à Baixa do Porto, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) aposta numa nova linha, voltada para os turistas e que revelará, com a ajuda de um áudio-guia, os “segredos” do centro histórico da cidade.

Com 8,8 quilómetros de extensão e partida e chegada junto ao Palácio da Bolsa, o Porto Tram City Tour começa a funcionar esta terça-feira.

Para o ministro dos Transportes trata-se de uma iniciativa que “vem reforçar a mobilidade no centro do Porto”. Mário Lino, presente na apresentação do serviço, esta segunda-feira, elogiou a STCP pelo “sucesso” da linha 22 do eléctrico, que transportou mais de 125 mil passageiros desde Setembro de 2007.

A apresentação pôs fim à Semana Europeia da Mobilidade no Porto e no país.

Bilhete válido todo o dia

Tudo na nova linha foi feito a pensar no turismo: os condutores viajam fardados, imitando outros tempos; a viagem faz-se por vários pontos emblemáticos da cidade, como a Cadeia da Relação, os Clérigos, o Teatro Nacional de S. João e o Café Majestic; em todos os pontos há explicações áudio, escritas pelo historiador da cidade Germano Silva, que colaborou na concepção do roteiro.

“Foi uma honra muito grande fazer este itinerário”, disse Germano Silva, cujo pai foi guarda-freio e condutor de eléctricos. O roteiro atravessa as quatro freguesias do centro histórico (São Nicolau, Miragaia, Vitória e Sé).

“Vale a pena percorrê-lo. Não deixem que fique só para os turistas estrangeiros. É um circuito que nos dá uma ideia da importância desta cidade na história nacional e nos deixa perceber como ela evoluiu desde a longínqua Idade Média até aos tempos modernos”, declarou.

A linha funcionará todos os dias, das 9 às 20h. O bilhete, que custa 15 euros (há descontos para crianças e grupos), compra-se a bordo e tem a validade de 24 horas, ou seja, permite que o utente saia para explorar uma determinada zona e continue viagem num outro eléctrico sem ter de comprar novo título.