Aproximar a ciência dos cidadãos é o objectivo da Noite dos Investigadores 2008, uma iniciativa (programa em PDF) que decorre simultaneamente em duas centenas de cidades na Europa e que, em Portugal, foi abraçada por Lisboa, Porto e Matosinhos.

Amanhã, sexta-feira, entre as 14h e a 1h, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e a marginal de Matosinhos vão ser cenário de uma mistura entre cientistas e curiosos de todas as idades. Através de workshops, observações e experiências, a Universidade do Porto, o Instituto Gulbenkian de Ciência e a empresa Inova + pretendem mostrar o que se faz na área da ciência em Portugal.

Observar o Sol ou os satélites de Júpiter, visitar o Planetário na companhia de astrónomos ou construir um relógio de sol são algumas das actividades possíveis no CAUP (junto ao Planetário do Campo Alegre, no Porto). Os visitantes podem também fazer perguntas aos cientistas em encontros de cinco minutos, numa sessão de speed dating.

Tunas universitárias vão fornecer a banda sonora para a descoberta da ciência tanto no Porto como na Marginal de Matosinhos (junto ao Bar Titan), onde, entre outras actividades, os visitantes podem atravessar os oceanos, no “Vaivém Oceanário”, ou conhecer os meandros da astronomia no planetário móvel “StarLab”.