Transformar a região Norte na região criativa do país “através da ‘clusterização’ de negócios criativos por via de ligações entre as várias instituições” associadas é o objectivo da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

A ADDICT surge na sequência de um estudo, divulgado em Junho de 2008, que aconselhou a sua criação com vista à constituição de um pólo de competitividade (cluster) nestas indústrias, que englobam áreas como a música, o design e o turismo.

A Casa de Serralves albergou a apresentação oficial e a escritura pública que resultaram na constituição da agência, na presença do ministro da Economia, Manuel Pinho.

Eixo Aveiro-Porto-Braga

Pinho falou na ascenção do “eixo Aveiro-Porto-Braga”, “onde se tem vindo a concentrar grande parte das iniciativas” nesta área. O ministro contrariou ainda a ideia de que “não há sentido de inovação em Portugal”, quando “os agentes económicos têm demonstrado grande capacidade de auto-organização”.

Quanto à agência, Manuel Pinho revelou que alguns projectos serão apresentados dentro de três a quatro semanas.

O presidente da Fundação de Serralves, António Gomes de Pinho, realçou a importância dos laços entre a economia e a cultura de forma a sustentar o desenvolvimento.

Considerou a criação da agência um “passo inovador, mas sólido” para desenvolver este segmento da economia. Promover o empreendedorismo, apostar na reabilitação urbana e reforçar o contributo da região para a economia nacional são as metas propostas.

Públicos e privados

Além da Fundação de Serralves, a comissão instaladora da agência é uma parceria entre a Área Metropolitana do Porto, a Casa da Música, a Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Várias outras entidades, públicas e privadas, foram convidadas para a ADDICT, aceitando-se a parceria com qualquer instituição “que se reveja nos objectivos da agência e que tenha uma acção reconhecida na área”, segundo um documento distribuído aos jornalistas. Cerca de 50 mostraram interesse em aderir ao projecto.