Depois de Lisboa, Almada e Coimbra, é a vez do Porto receber a 9ª Festa do Cinema Francês, uma iniciativa do Instituto Franco-Português, que encerra em Faro a 2 de Novembro. O núcleo central da Festa, em Lisboa, apresentou 45 longas-metragens da sétima arte francesa, 25 dos quais são ante-estreias nas salas portuguesas.

Faubourg 36” é a comédia musical de Christophe Barratier que abre o ciclo, no auditório da Fundação Serralves, na próxima terça-feira, dia 21. Durante cinco dias, serão apresentados 21 filmes no Porto.

A restante programação [PDF] será exibida nos Cinemas Cidade do Porto (os bilhetes para cada sessão custam 3,50 euros) e inclui, por exemplo, uma selecção de seis filmes nunca exibidos em Portugal para homenagear os 40 anos da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Animação e documentário

A selecção deste ano inclui dois filmes de animação: “La Reine Soleil” (“A princesa do sol”) e “U”, de Serge Elissalde. A primeira é uma longa-metragem de Philippe Leclerc e conta a história de Akhesa, uma princesa egípcia que foge do palácio real com a esperança de reencontrar a sua mãe, a Rainha Nefertiti.

Deux jours à tuer“, de Jean Becker, é um drama sobre um publicitário de sucesso com uma vida perfeita, mas que a perde no espaço de dois dias. O documentário “Le Premier Cri“, a ser exibido dia 26 (domingo), foi uma das longa-metragens mais aplaudidas pelo público aquando da passagem do ciclo por Lisboa, diz Johanne Lacroix, do Instituto Franco-Português.

Porto com fatia “significativa” de espectadores

Lacroix sublinha a “crescente” adesão ao longo dos anos, em particular na cidade do Porto, que tem uma fatia “significativa” do total de espectadores da Festa do Cinema Francês. “Temos tido um sucesso crescente, com um aumento na faixa de espectadores entre os 18 e os 35 anos”, adiantou ao JPN a assistente de produção do evento.

Celebrar os laços franco-portugueses e promover a cultura europeia são os objectivos da organização. Johanne Lacroix acrescenta que face o resultado positivo, houve “a necessidade e o à vontade” para alargar a programação.

Com o Ano Europeu do Diálogo Intercultural como pano de fundo, a organização incluiu algumas co-produções com realizadores não franceses na programação. É o caso da nova comédia de Emir Kusturica, “Promets-Moi”, com sessão marcada para o dia 25 (sábado).