Portugal é um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde há maior diferença entre ricos e pobres. Na mesma posição encontram-se os Estados Unidos. Atrás de Portugal e EUA surgem a Turquia e o México.

Os dados constam de um relatório da OCDE, divulgado esta terça-feira, que revela os números da desigualdade e crescimento económico dos seus vários países nos últimos 20 anos.

De acordo com os números apresentados, Portugal está entre os membros da OCDE onde a disparidade entre ricos e pobres é mais elevada. Dinamarca, a Suécia e Luxemburgo são exemplos de baixa desigualdade social.

Segundo o estudo, os 10% mais pobres em Inglaterra ganham em média mais dinheiro do que o português médio.

Desigualdade cresce entre os jovens e famílias com crianças

As diferenças entre ricos e pobres aumentaram na grande maioria dos países da OCDE. Este aumento “tem sido significativo e generalizado, afectando mais de três quartos dos países da OCDE”, nota o relatório.

A desigualdade está a diminuir nas faixas etárias mais velhas e a aumentar nas camadas mais jovens e em famílias com crianças.

OCDE pede mais acção

A OCDE pede para que sejam tomadas políticas sociais para diminuírem o fosso entre ricos e pobres. A ajuda na inserção no trabalho é uma das medidas sugeridas.

Esforços na educação e nos serviços são também descritos pela OCDE como soluções para o combate à desigualdade.