“O poder das imagens” é o tema da quinta edição do ciclo de fotografia e cinema documental organizado pelo departamento de Fotografia, Cinema, Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.

A iniciativa, que começa segunda feira e termina a 7 de Novembro, tem lugar na Biblioteca Almeida Garrett e no Cinema Passos Manuel, no Porto, e conta com a presença de artistas de renome a nível nacional e internacional.

O ciclo é composto por várias masterclasses, filmes, apresentações e debates. O convidado de honra é Manoel de Oliveira, que irá estar presente logo no primeiro dia com a apresentação e debate acerca de um dos seus filmes: “A caça”.

Estarão também presentes artistas como Christian Milovanoff, Ulrich Hägele, Ernst Lubitsh, Van Williams e Ray Müller. Serão abordados temas da história como a Guerra Colonial e o Terceiro Reich.

“As imagens do real imaginado” são, este ano, um meio para o lançamento do mestrado em comunicação audiovisual. Jorge Campos, da programação e organização da iniciativa, afirmou ao JPN que o ciclo “é uma forma de estabelecer um contacto mais directo com o exterior, promovendo a visibilidade” do curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual. “É uma maneira de por os alunos em contacto com o mundo profissional”, acrescentou.

O responsável pela programação afirma que o ciclo é “um fórum de debate de ideias em torno da profissão audiovisual e de questões relacionadas à área da multimédia”.

A entrada é livre e está aberta ao público em geral.