Uma estimativa divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que não se verificou recessão técnica – crescimento económico negativo durante dois trimestres consecutivos – em Portugal no terceiro trimestre de 2008.

No terceiro trimestre deste ano a economia portuguesa não registou qualquer variação do Produto Interno Bruto face ao mesmo período do ano anterior. O crescimento fixou-se nos 0,7%.

Estes dados contrariam o que já tinha sido apontado pela Comissão Europeia, que previa um decréscimo do PIB em 0,3% e a entrada em recessão nos últimos três meses do ano.

Na zona Euro, de acordo com dados do Eurostat [PDF], também divulgados esta sexta-feira, o PIB caiu 0,2%. Ou seja, os países da moeda única sofreram, no seu conjunto, uma recessão técnica no terceiro trimestre.

Países como Alemanha, Espanha, Itália, Hungria e Reino Unido apresentam um crescimento negativo nesse período. Alemanha, Estónia e Itália já tinham atingido valores inferiores a zero no segundo trimestre, o que significa que se encontram em recessão técnica.