A inauguração do Cine-Teatro Constantino Nery reabilitado atraiu centenas de pessoas para as ruas de Matosinhos. Este sábado, três companhias lideraram um desfile que animou as artérias da cidade com dança e teatro, tendo o mar como tema.

Foram duas horas e meia de desfile até à sala de espectáculos aberta em 1906 e agora renovada, após anos de degradação. “Em tempos foi um ex-libris de Matosinhos e agora vai voltar a sê-lo”, disse ao JPN Maria Branca Bulhosa, trabalhadora na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, que acompanhou a festa de perto.

O cortejo começou por volta das 17h, na marginal de Matosinhos. Nessa altura já muitas eram as pessoas que se juntavam na rotunda da Praça da Cidade do Salvador para assistirem ao espectáculo. Maria Manuela Magalhães, residente em Matosinhos, não tinha conhecimento da inauguração e, por isso, estranhou o “aparato”. Já Raul Alves veio de propósito de Valongo para ver a reabertura do cine-teatro.

3,8 milhões de euros

As obras de requalificação do Constantino Nery começaram em Junho do ano passado, custaram 3,8 milhões de euros. Música, dança, teatro, cinema, exposições e conferências vão preencher a programação do espaço, comprado pela Câmara de Matosinhos, em 2001.

As intervenções de rua da companhia lisboeta Artelier deram início à inauguração. Em transportes inovadores e com um vestuário original, a pirotecnia teve o seu lugar de destaque. Ao mesmo tempo, eram lançadas bolas de sabão. Explosões de rebuçados deliciaram os mais novos.

Maria Branca Bulhosa qualificava o que via como “uma maneira de festejar” a reabertura de um espaço que terá “teatro e de cinema”, disponível para “todos os matosinhenses”.

Já Avenida da República, o desfile mudou de tom. Das cores e músicas vivas do Artelier, passou-se para a actuação do Balleteatro. A companhia do Porto apareceu com cerca de 30 figurantes que, através da dança e representação, encarnaram um grupo de refugiados em fuga pelo mundo.

Vestidos de preto e branco, percorreram a Avenida Serpa Pinto até chegar ao cine-teatro, onde deram lugar a actuação da Academia Contemporânea de Arte (ACE). Vestidos de marinheiros, os actores da escola portuense cantaram, tocaram e encantaram a população, antes da entrada no novo edifício do Constantino Nery.

Homenagem a Passos Manuel

No interior do cine-teatro, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, destacou a importância da requalificação para Matosinhos. A inauguração ficou marcada também por uma homenagem a Passos Manuel, “um grande vulto de Matosinhos”.

O autarca salientou também o seu desejo de que o cine-teatro dê um importante contributo à Área Metropolitana do Porto.

Para os próximos dias, estão já agendados dois momentos culturais para o Constantino Nery. Terça-feira irá actuar o Quarteto de Cordas de Matosinhos. Já na quarta-feira estreia a peça “Sétimo Céu”, encenada por Fernanda Lapa. No final do mês, haverá uma homenagem a Fernando Pessoa.