A requalificação do Mercado do Bolhão não deverá avançar no primeiro semestre do próximo ano. Rui Rio admite que ela possa arrancar ainda em 2009, o que pode também não acontecer.

O orçamento da Câmara do Porto para 2009 inclui um milhão de euros destinados a este mercado.

Na reunião de executivo desta terça-feira, em que se aprovou o orçamento, o presidente da câmara explicou que a verba não se destina à manutenção do mercado, mas antes para garantir a possibilidade de investimento autárquico no Bolhão em 2009.

Uma coisa Rio garante: “não é possível começar e acabar a obra em 2009”. A estimativa da empresa TramCroNe, que se preparava para reabilitar o mercado antes da câmara romper o acordo, era de que o mercado pudesse reabrir já renovado em Dezembro de 2009.

Em Setembro, Rui Rio afirmava que a nova solução para a reabilitação do Mercado do Bolhão que a Câmara do Porto, depois do fim da relação com a TramCroNe, deveria envolver dinheiros públicos.

A nova solução chegou a estar prevista para Setembro, mas, esta terça-feira, Rui Rio admitiu que chegar a ela “não está a ser tão fácil e linear como poderia ter sido”. Ainda assim, aos jornalistas, adiantou que “não faltarão muitos dias” até que isso possa acontecer.