O Prémio Nacional de Professores foi atribuído esta segunda-feira a Jacinta Moreira, docente de Biologia e Geologia na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto. A cerimónia decorreu na Casa da Música e contou com a presença da ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues.

Diplomas de mérito

Para além desta docente, foram atribuídos quatro diplomas de mérito pedagógico:
Prémio Carreira: Afonso Rema (Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares);
Prémio Liderança: João Paulo Mineiro (Escola Quinta das Palmeiras, Covilhã);
Prémio Inovação: Carlos Pinheiro (EB 2/3 Padre Alberto Neto, Rio de Mouro);
Prémio Integração: José Rocheta (Secundária Dr. Azevedo Neves, Damaia)

Jacinta Moreira sucede assim a Arsélio Martins, professor do ano 2007 que lecciona Matemática em Aveiro.

A professora, efectiva na Carolina Michaelis há 12 anos, considera o prémio “o reconhecimento do trabalho” que tem desenvolvido ao longo da carreira, “do esforço, do empenho”. “Por outro lado, é um incentivo a continuar neste caminho de pesquisa, de aplicação e experimentação”, contou ao JPN.

Os desejos passam por apostar sobretudo na formação e na aquisição de mais conhecimentos, que acarreta custos económicos, mas também desgaste físico e emocional.

A docente confessa que ainda não pensou que destino concreto vai dar ao prémio (25 mil euros), mas provavelmente vai “concretizar algumas expectativas que tinha e a curto prazo não podia desenvolver e que têm também a ver com a vida profissional”, explicou.

“Os desafios neste momento são outros”

Jacinta Moreira continua a retirar prazer do ensino -“noto algumas diferenças claro, é difícil, mas continuo a gostar muito de ensinar”-, mas admite que os desafios foram sofrendo alterações ao longo dos tempos.

“A escola, enquanto instituição, deve responder aos desafios da sociedade para formar cidadãos e a sociedade está sempre a mudar e, portanto, os desafios neste momento são outros”, constata.

De modo a responder da melhor forma aos desafios de uma sociedade em constante evolução, a solução passa por adquirir mais competências, até porque, hoje em dia, “não são só os alunos a solicitar os professores, mas também os pais o fazem”.

“Sou a favor da avaliação”

As recentes manifestações dos professores em relação ao sistema de avaliação são uma questão incontornável. Jacinta Moreira começa por dizer que “qualquer classe numa sociedade democrática tem direito a reivindicar e a fazer-se ouvir da maneira que entender mais adequada”.

No que diz respeito ao conteúdo dos protestos, a docente é “a favor da avaliação”. É da opinião que a progressão na carreira não deveria dever-se exclusivamente à idade, mas também a outros parâmetros, passando também pela avaliação do trabalho.