O workshop “Intolerant? Me? – Agentes para a Tolerância” esteve no E-Learning Café da Universidade do Porto nos dias 25, 26 e 27 de Novembro. Educar para a interculturalidade é o intuito deste workshop.

Durante três dias e através de técnicas não formais, como jogos, pretendeu-se criar a vontade de agir na diversidade do mundo, em múltiplos contextos. Numa sociedade multicultural que implica convivência, o objectivo é uma coexistência “mais pacífica, sem separação, nem segregação”, reflecte Susana Soares, técnica do projecto.

Os workshops são a segunda fase da iniciativa. A primeira passou pela gravação do CD “Perspectivas” que encara a música como uma “expressiva” forma de comunicação que desperta a necessidade de entender a pluralidade do mundo, através de temas que reflictam sobre “a tolerância, os direitos humanos, a cidadania activa, o diálogo intercultural”, em diferentes estilos musicais, desde o jazz ao reggae, passando pelo punk rock.

O “Intolerante? Me?” esteve também presente em vários festivais de Verão (como o Festival de Músicas do Mundo e o Andanças), onde dinamizou campanhas de sensibilização.

O projecto nasceu no Ano Europeu para o Diálogo Intercultural e, apesar de trabalhar maioritariamente com jovens, quer tentar chegar a “cada pessoa, individualmente”, acrescenta a técnica da iniciativa.

Depois de terminados os três workshops previstos, a continuidade do projecto depende também das “entidades interessadas em promover estas iniciativas”, diz Susana Soares.

Entre os participantes vão ser seleccionados alguns para que se possam tornar novos “Agentes para a Tolerância”. Esta possibilidade permite dar continuidade ao projecto e possibilita ainda uma ligação à Associação Par-Respostas Sociais, que organiza o “Intolerant? Me?”.

Com os novos agentes formados “haverá certamente uma continuidade que abranja também outros públicos-alvo. Porque descobrimos necessidades noutros sítios”, acrescenta.