O Fundo EDP para a Biodiversidade, criado este ano com vista ao reconhecimento de iniciativas que promovam e recuperem a biodiversidade, premiou a empresa “Planeta Vivo” no valor de 230 mil euros. Este centro ambiental está instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

O valor reverte para o desenvolvimento do projecto que visa a “conservação de duas espécies de lampreias em elevado risco de extinção”, anuncia a UPTEC, em comunicado.

O “Plano Nacional de Conservação da lampreia-de-rio e da lampreia-de-riacho” vai ser executado ao longo de dois anos em parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Oceanografia da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Direcção Geral dos Recursos Florestais, a Universidade de Évora e o Fluviário de Mora.

Na região Norte, até à Bacia do Vouga, a Planeta Vivo e o CIIMAR desenvolvem o plano de gestão definido para assegurar a sobrevivência das lampreias.

A EDP seleccionou 105 projectos, dos quais premiou três: o plano de conservação da lampreia-de-rio e da lampreia-de-riacho, um atlas dos briófitos ameaçados em Portugal e a identificação dos movimentos locais e regionais do Sisão, uma ave que, no Livro Vermelho dos Vertebrados, “está classificada como vulnerável no nosso país”, diz a empresa de energia, em comunicado.