A Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território da Assembleia da República (AR) considera “importante chamar a atenção para a relevância de se proceder, num futuro próximo, ao acompanhamento da evolução” do processo de reabilitação do Mercado do Bolhão.

Este é um dos pontos do relatório final da petição assinada por 50 mil cidadãos que pretende impedir a demolição do Mercado do Bolhão, aprovado esta terça-feira. O tema será agendado para discussão em plenário na AR.

Porém, por exigência do PSD, Verdes e CDS/PP, o relatório (da autoria do deputado do PS Fernando Jesus) viu removido um artigo em que constava uma recomendação à Câmara do Porto para tomar medidas urgentes para salvaguardar o histórico e símbolo de património Mercado do Bolhão.

Os três partidos argumentaram que o Parlamento não pode fazer recomendações às câmaras municipais.

Determinado como “imóvel de interesse público” em 2006 pela Ministra da Cultura, o mercado do Bolhão viu o concurso público para a sua aquisição ser anulado em Setembro pela Câmara do Porto.

Segundo o relatório, este facto vem “ao encontro das preocupações manifestadas pelos peticionários”. Agora, destaca o documento, é importante, acima de tudo, ter atenção à evolução dos acontecimentos.