Pinto Monteiro defendeu, esta sexta-feira, no Porto, que o Ministério Público deve ter uma “atitude pró-activa na prevenção e combate ao crime”. O Procurador-Geral da República defendeu também que é preciso “investir em novas regras de gestão de recursos e apostar na formação especializada dos magistrados”.

O combate à corrupção é uma das áreas em que, segundo Pinto Monteiro, o Ministério Público devia ser mais eficaz. A convergência de esforços entre as diferentes autoridades é a chave para um Ministério Público mais eficiente no acompanhamento da evolução do crime, defende.

Na protecção de crianças e jovens em perigo, Pinto Monteiro defende que o Ministério Público deve ser “a ponte entre a intervenção social e judiciária” e que a execução das medidas tomadas deve ser “acompanhada com atenção”.

Na cerimónia do Dia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, mostrou ainda preocupação com os jovens “dos grandes centros urbanos, integrados em grupos organizados e ligados a criminalidade pequena mas muito violenta”, que disse contribuírem para um sentimento geral de insegurança.