O Teatro Sá da Bandeira encheu-se de negro, este sábado, para o primeiro Festival de Tunas Académicas da Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto (ATITUNA), o FETA, inteiramente dedicado às tunas femininas.

O prémio de Tuna + FETA, considerado o mais importante do certame pela tuna organizadora, foi entregue à Tuna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (UP) pelo entusiasmo, as claques e o forte espírito académico manifestado ao longo do festival.

Já o prémio de Melhor Tuna foi para a Tuna Feminina de Engenharia da UP. “Acaba por ser o culminar de todo o trabalho que levamos para corrigir, para estar sempre no nosso melhor e tentar com que o público se divirta e que as pessoas gostem”, disse Cláudia Alves, da tuna.

Para além das tunas vencedoras dos dois principais prémios foram, também, a concurso a Tuna de Enfermagem e a Tuna da Universidade Católica.

Sofia Baptista, da ATITUNA, diz que foi um “bocado complicado” organizar o festival. “Somos muito novas, tivemos que recorrer muito a actuações de rua, vendas de rifas… Não tivemos assim muitos patrocínios”, diz.

Apesar das dificuldades, o balanço do festival é “positivo”. “Tivemos a casa cheia, as tunas tiveram grande qualidade em palco. E acho que foi bastante divertido e positivo, para uma primeira vez, sobretudo”, declara.