O Prémio Zon Criatividade em Multimédia, entregue a 15 de Dezembro, premiou dois projectos da zona do Porto, um com origem na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e um projecto pessoal de Luís Madureira Pinto dedicado ao mundo do surf, kiteboard, windsurf e bodyboard.

A primeira edição do Prémio Zon Criatividade em Multimédia envolveu um montante global de 200 mil euros.

Três categorias

O prémio está dividido em três categorias. Nuno Rocha, com a curta-metragem “3×3”, alcançou o primeiro lugar na categoria “Curtas-metragens”, arrecadando ainda o grande prémio de 100 mil euros. Na categoria “Aplicações” foi a empresa Comm Together, Lda que levou o primeiro lugar. Foram ainda entregues diplomas de finalistas e menções honrosas aos dez melhores trabalhos de cada categoria. Mais tarde, estes trabalhos vão ainda ser avaliados pelo IAPMEI, para um eventual financiamento.

Os trabalhos “Laboratórios de Instrumentação para Medição” elaborado por uma equipa de investigadores e docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e “SurferToday.com“, de Luís Madureira Pinto, conquistaram o primeiro lugar ex-aequo na categoria “Conteúdos Multimédia”.

Laboratórios com acesso online

Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes de Almeida, Maria de Fátima Chouzal, Joaquim Gabriel Mendes e António Mendes Lopes são os elementos da equipa da FEUP vencedora, que elaborou um e-book totalmente electrónico que permite o acesso remoto pela Internet a laboratórios reais. “Fazer esta publicação noutro formato não tinha sentido”, refere ao JPN Teresa Restivo, coordenadora do projecto.

“É um pouco difícil explicar às pessoas a complexidade e a densidade do trabalho representado”, afirma. Daí que o prémio, que se soma à distinção que receberam na Eslováquia na competição internacional eLearning in Praxis, seja relevante: a equipa ficou com a sensação de que “foi perceptível a extensão e a complexidade do trabalho”, reconhece.

Um site consultado em todo o mundo

O SurferToday.com é consultado em todo o mundo. Totalmente escrito em inglês, contém notícias, previsões meteorológicas, fotos, vídeos e informação técnica sobre diversos desportos náuticos.

Para Luís Madureira, o prémio vem reconhecer o tempo dispendido ao longo deste trabalho, que não é a sua ocupação principal. Mesmo depois de receber o prémio, o editor não pretende dedicar-se a tempo inteiro ao projecto: “Vou querer continuar a inovar, a introduzir conteúdos diferentes, mas para já estou concentrado na profissão que tenho diariamente”.

A ideia do portal nasceu apenas dele, o que o obrigou a aprender um pouco de programação e de gestão de negócios. Concorrer ao Prémio Zon apareceu como uma boa oportunidade. “O importante é fazer uma boa candidatura e explicar bem o que se está a fazer. E depois é ser avaliado por um júri muito exigente”, diz ao JPN.

Lançado em Abril de 2008, o Prémio Zon Criatividade em Multimédia superou as expectativas, recebendo mais de 100 candidaturas. No início de 2009 abrem novas candidaturas para uma segunda edição.