O Digitópia entrega este sábado os prémios relativos ao primeiro concurso que organizou. O Digitópia promove a criação musical em formato digital e funciona como uma plataforma interactiva entre públicos e orientadores.

O que é o Digitópia?

Criado no ano passado, é parte integrante da programação do Serviço Educativo da Casa da Música e surge da colaboração entre a Casa da Música, ESMAE, INESC-Porto, UCP e Porto Digital. O projecto foi recentemente premiado com uma menção honrosa no festival Future Places 2008

O primeiro Concurso Miniaturas Digitópia, cujas inscrições estiveram abertas durante três meses e fecharam no passado dia 14, foi a estreia do Digitópia nos concursos abertos à comunidade local.

O número de participantes foi reduzido, cingindo-se fundamentalmente a visitantes habituais do Digitópia, afirmaram ao JPN os monitores do espaço.

O concurso, iniciativa do próprio Digitópia com o apoio do Serviço Educativo, convidava o visitante a criar pequenas peças musicais com um máximo de 90 segundos, recorrendo a qualquer um do software disponível no Digitópia.

Era ainda obrigatório usar uma ou várias das 150 gravações feitas no último Dia Mundial da Música. As gravações foram captadas pelo Factor E, uma recém-formada equipa de orientadores do Serviço Educativo, em estações de metro do Porto.

O vencedor leva para casa um drum pad Korg (igual aos disponíveis no Digitópia) e dez bilhetes à escolha para a programação 2009. O autor do segundo melhor trabalho terá que se contentar com os dez bilhetes.

Este e outros concursos a desenvolver no próximo ano vão de encontro ao conceito do Digitópia: um espaço que reflecte a crescente preponderância do computador, e meios digitais no seu conjunto, no panorama artístico.