A 28 de Setembro, o Salgueiros regressou ao convívio do futebol sénior. Com nova designação, nova imagem e recomeçando do zero, no último escalão dos distritais da Associação de Futebol do Porto, o velhinho clube de Paranhos (que agora é novo) iniciou, com uma derrota diante do Paradela, uma nova fase de um clube que outrora militou junto dos grandes do futebol português.

O ano de arranque é anexado ao nome do novo “Salgueiral”: o Sport Clube Salgueiros 08′ surge pela impossibilidade do Sport Comércio e Salgueiros de inscrever novos jogadores. As dívidas por saldar as enormes dificuldades financeiras assim o exigem.

Com este cenário como pano de fundo, um conjunto de pessoas, anteriormente ligadas à estrutura do Sport Comércio e Salgueiros, deram o pontapé de saída neste novo projecto.

Entusiasmo mantém-se

E o que é certo é que o Salgueiros 08′ é já um fenómeno no panorama do futebol distrital nacional. São poucas as equipas que conseguem, na 2ª Divisão dos denominados “regionais”, encher campos reduzidos com cerca de 2 mil pessoas. Tem sido assim em todos os jogos do Salgueiros 08′ esta temporada.

Os problemas no clube não apagaram a paixão

Os fiéis adeptos do S.C. Salgueiros abraçam esta nova etapa e levam para os jogos do Salgueiros 08′ o entusiasmo que demonstravam no velhinho Vidal Pinheiro.

Os bons resultados que o novo emblema tem vindo a registar intensificam a autêntica romaria aos jogos – quer seja em casa (embora emprestada), na Senhora da Hora, quer seja nos campos dos adversários.

“Quando [o Salgueiros 08′] vai à Senhora da Hora, é uma média de 2.500 pessoas na assistência. É a alma salgueirista!”, confirma Catarino Santos, adepto salgueirista que assistiu ao seu primeiro jogo da época quando o Salgueiros 08′ venceu por 3-0 no terreno do Pasteleira.

Atrás de uma das balizas do estádio da Associação Desportiva e Recreativa Pasteleira, a Alma Salgueirista, a claque do clube, entoa cânticos de apoio do início ao fim. A claque marca presença em todos os jogos. A sua líder, Rosa Fernandes, garante que o novo Salgueiros “tem tido um grande apoio” por parte dos adeptos.

O plantel luta pela subida na Série 1 da 2ª Divisão, mas o objectivo, a médio prazo, passa por chegar aos campeonatos nacionais. A líder da Alma Salgueirista destaca a boa combinação entre jogadores jovens e atletas mais experientes e acredita, também, que “daqui a quatro, cinco anos”, o Salgueiros 08′ atingirá mesmo a III Divisão.

Ainda assim, os adeptos salgueiristas reivindicam mais apoios da Câmara do Porto. Rosa Fernandes gostava que o município “tratasse todas as equipas do Porto por igual”, e que auxiliasse o Salgueiros sobretudo em termos de locais para a realização de partidas agendadas em casa.

O jogo com o Pasteleira terminou com uma vitória por 3-0, num ambiente de autêntica festa. Apesar da derrota, a equipa da casa ganhou o dia: com cerca de 2 mil adeptos salgueiristas a ver o encontro e com uma boa receita de bar, os cofres do Pasteleira ficaram um pouco mais preenchidos.