Todas as semanas, Frank Warren recebe mais de mil postais de todo o mundo. Mostram segredos de amor, sofrimento, esperança, rancor, humor, etc. O PostSecret, o projecto que criou em Janeiro 2005, é o maior site de partilha de segredos. Tudo se passa anonimamente e os segredos vêm de todo o mundo.

Para além do blogue

O PostSecret não existe só no blogue. Está também em sites como o Myspace, o Flickr, YouTube e outros. O PostSecret já chegou às editoras e já há vários livros publicados sobre o assunto. “Quando um website chega aos 100 milhões de visitas os editores vêm até nós”, explica Warren.

“Imprimi 3 mil postais endereçados a mim a convidar pessoas para partilharem um segredo comigo. Alguma coisa verdadeira e nunca antes contada. Entreguei-os a pessoas desconhecidas nas ruas de Washington há quatro anos atrás. E ainda tenho cerca de 1000 postais extremamente criativos enviados anonimamente todas as semanas”, conta Frank Warren ao JPN, por e-mail. O orador de palestras sobre motivação acabou por tornar-se numa espécie de “psicólogo à distância”.

“Eu acredito que temos uma faceta escondida que todos nós reconhecemos mas da qual raramente falamos. Queria encontrar uma maneira de iluminar e partilhar aquele lugar escuro onde escondemos as nossas esperanças mais privadas e ao mesmo tempo comuns, os medos e os desejos”, explica.

Warren prefere segredos o “choquem”, “segredos cheios de autenticidade e que expressem esperança, humor, sexualidade e sofrimento”. No PostSecret, existem segredos que, ao serem publicados, podem chocar os mais susceptíveis- dizem respeito a violações, traições ou até mesmo a abortos ou orientação sexual.

Frank Warren faz palestras sobre o PostSecret. Vai de cidade em cidade, pelas universidades dos Estados Unidos da América onde fala sobre os postais e partilha “histórias e segredos” que lhe mandam, continuando, assim, o seu legado de fazer crescer a motivação. “Eu tive de me tornar na pessoa que pode fazer isto todas as semanas. Não são as horas que este projecto requer, mas sim a emoção ardente que esta tarefa traz”, vinca.

Mas, uma vez que não vemos a cara nem o nome da pessoa que escreve o segredo, será que não se cai na tentação de contar algo que não é verdade? “Eu acredito em todos os segredos que me são contados. Às vezes, aqueles que são ficção escondem verdades ainda mais profundas”, remata Warren.

“Um conselheiro anónimo e livre de censuras”

O que leva uma pessoa a enviar um segredo num postal para alguém que não conhece e vive nos Estados Unidos da América? Mais: o que leva alguém a enviar um segredo sabendo que esse segredo vai ser publicado no sítio mais público de sempre, a Internet? Muita gente.

Soraia Martins é uma delas. Enviou um segredo para o PostSecret, o maior site de “partilha de segredos”. Fê-lo não só para desabafar anonimamente, mas, também, porque acredita que ao fazê-lo se tornou um pouco mais livre.

Soraia diz ainda que partilhar um segredo no PostSecret pode deixar muitas pessoas com um sorriso nos lábios. “Por outro lado, quando o segredo não é propriamente feliz, porque não tem de ser, aparece alguém que nos devolve palavras de esperança e conforto. Toda esta interacção acaba por ser reconfortante para todos os que visitam o blogue: somos todos diferentes e únicos, mas estamos todos ligados pelos mesmos sentimentos, tragédias, problemas, emoções”, refere.

“É como ir ao psicólogo e falar sobre nós. Sentimo-nos bem. Porquê? Porque o psicólogo não nos conhece, não sabe como é a nossa vida ou como foi a nossa infância”, compara.