Ivo Santos passa a pasta a Filipe Almeida, aluno do mestrado integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A nova direcção da Federação Académica do Porto (FAP), que toma posse a 15 de Janeiro, teve os votos de 19 das associações votantes, de entre as 26 que compunham a massa eleitoral.

A nova direcção, eleita quinta-feira, aposta numa representação estudantil mais sólida e num reforço das ligações entre todas as estruturas que integram a FAP.

Embora tenha noção que vai iniciar mandato num ano difícil, Filipe Almeida, até aqui vice-presidente da estrutura, revelou ao Canal UP que o seu lema é “Ousar mais e melhor”.

“Já todos sabemos que 2009 será um ano de crise económica e isso preocupa-nos, na medida em que alguns estudantes podem vir a ter dificuldades. Há um diploma sobre a Acção Social Escolar que o Ministério [do Ensino Superior] já mostrou abertura para debater e, se soubermos de alguma situação mais complicada, claro que agiremos”, garantiu.

São essencialmente cinco as áreas que o novo presidente vai assentar o seu trabalho: a representação estudantil, o desporto, a solidariedade social, a cultura e a empregabilidade.

Outro dos projectos em vista é a construção do Pólo Zero, um projecto já antigo.

Filipe Almeida, de 25 anos, que era até agora vice-presidente, sucede assim a Ivo Santos à frente da federação.