As Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Letras (FLUP) da Universidade do Porto recebem, a partir de amanhã, quarta-feira, a edição 2009 do BOBCATSSS, o maior encontro internacional na área da Ciência da Informação. Mais de 400 participantes de 40 países são esperados num evento que chega pela primeira vez em Portugal, numa iniciativa dos estudantes do Curso de Ciência da Informação da UP.

Sob o tema “Desafios do novo Profissional da Informação”, o simpósio vai reunir cerca de 270 estudantes universitários e 116 profissionais de todo o mundo na área da Ciência da Informação. Tudo com o objectivo de “discutir a função e os novos desafios que os gestores da informação enfrentam numa sociedade em que a tecnologia tem tanta importância”, como explica ao JPN, Fernanda Pereira, docente do curso de Ciência da Informação da UP.

O impacto das novas tecnologias da informação e comunicação na gestão da informação (em organizações, bibliotecas, arquivos e centros documentação.) será então o tema forte dos três dias do encontro. Pelo meio, os participantes vão poder assistir a 45 comunicações, participar em nove workshops ou privar, através de dois painéis de discussão, com algumas das maiores figuras mundiais da Ciência de Informação.

Para além dos alunos da Universidade do Porto, a organização da 17ª edição do BOBCATSSS envolve ainda os estudantes da Universidade de Tampere (Finlândia). Para Letícia Silva, aluna do Mestrado em Ciência da Informação e membro da organização, esta será uma oportunidade para “ajudar a mostrar para fora de Portugal a linha de ensino” do curso co-leccionado pela FEUP e pela FLUP.

O BOBCATSSS 2009 vai decorrer nas instalações da Faculdade de Engenharia nos dias 28 e 30 de Janeiro. No dia 29, quinta-feira, o encontro muda-se para a Faculdade de Letras.