A Casa da Música vai assinalar, este sábado, o arranque oficial do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA 2009), com um programa aberto a toda a população. O ponto alto das comemorações inclui um “concerto-filme” a cargo da Orquestra Nacional do Porto e do Coral de Letras da Universidade do Porto.

Será por volta das 18 horas que a Sala Suggia recebe “Uma viagem pelo sistema solar”, um concerto original em que vão ser apresentadas várias composições (programa em PDF
) relacionadas com a Astronomia. Sob direcção artística do maestro britânico Martin André, a música será complementada pela projecção de imagens de diversos astros.

Organizado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Astronomia – responsável pelas celebrações do AIA 2009 em Portugal – o concerto está esgotado há vários dias. “As pessoas sempre olharam os astros e, com as novas tecnologias, mesmo quem não se interessa pela parte da ciência, é atraído pelas imagens fabulosas que nos chegam a casa”, justifica ao JPN, Rui Pereira, assessor da direcção artística da Casa da Música.

Astronomia para todos

Antes do concerto, a abertura do Ano Internacional da Astronomia é assinalada com uma sessão que contará com a presença de Teresa Lago. A partir das 16h30, a responsável do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto vai liderar a assistência até às origens do universo numa palestra sobre “O que queremos descobrir sobre o universo”.

Também aqui é esperada casa cheia, até porque, diz a astrónoma ao JPN: “o interesse da população pela ciência em geral cresceu muito nos últimos 20 anos e há muito mais gente interessada em conhecer e aprender. Estas iniciativas também servem para satisfazer essa curiosidade”.

Caso o tempo o permita, o evento inclui ainda uma sessão de observação do céu a ter lugar, pelas 18h30, na Praça da Casa da Música. Para todos os interessados, vão estar disponíveis telescópios cedidos por astrónomos amadores.