A Habitat for Humanity (HFH) é uma organização não-governamental, com raízes cristãs, fundada, em 1976, por Millard e Linda Fuller, nos Estados Unidos da América. O objectivo da associação é terminar com as más condições de habitação, oferecendo às famílias a oportunidade de comprarem casas mais adequadas por um preço reduzido em relação aos valores de mercado.

Em 33 anos de actividade, a organização, que está presente em 93 países, já construiu mais de 300 mil casas, contribuindo para a melhoria das condições de vida de cerca de um milhão de pessoas. As habitações, construídas pelos próprios voluntários, são vendidas às famílias sem qualquer tipo de lucro para a organização.

Para além de construírem casas de raiz, as equipas reparam habitações que se encontrem em más condições. Para custear todas as actividades de construção, cada família fica sujeita ao pagamento de uma mensalidade. O dinheiro reverte a favor do chamado “Fundo para a Humanidade”, uma bolsa que irá proporcionar a construção de novas casas para novas famílias. Os donativos também são uma outra fonte de rendimento.

O trabalho da organização é famoso nos Estados Unidos da América, mas é ainda pouco conhecido em Portugal.