Estimular o gosto pela arte é o principal objectivo do “Derivas Artísticas”, um conjunto de actividades a acontecer entre Fevereiro e Julho deste ano, na Biblioteca Municipal José Régio, em Vila do Conde.

A iniciativa parte da Circular, associação cultural de Vila do Conde que organiza o festival anual de artes performativas com o mesmo nome. A meta da associação passa por “estabelecer ligações entre a arte e o público” numa acção mais continuada e não apenas “uma vez por ano”, diz Magda Henriques, membro da Circular e orientadora do “Derivas Artísticas”.

Inscrições Abertas

As inscrições para o curso “Uma História Da Arte – Entre o Passado e o Presente” ainda estão a decorrer. O preço é de 15 euros por sessão, com descontos para menores de 30 anos, maiores de 65 e desempregados (inscrição fica por 10 euros). Quem quiser concorrer a bolsas para frequentar o curso sem pagar, terá de contribuir com uma “participação prática nos trabalhos da associação”, refere Magda Henriques. Finalmente, e para “fazer uma síntese do que se vai aprender no curso”, a Circular propõe uma viagem a Madrid, de 4 a 6 de Julho. O roteiro inclui a visita a museus de arte antiga e arte contemporânea.

A 2ª edição do “Derivas Artísticas” arranca no próximo dia 7 de Fevereiro com o curso “Uma História Da Arte – Entre o Passado e o Presente”. Dividido em seis sessões, o curso propõe uma viagem desde a antiguidade clássica até à actualidade, mas sempre “com pontes com o contemporâneo”. Até porque “para perceber o que se faz hoje é preciso ver o que se fez lá atrás”, considera Magda Henriques.

Como todas as actividades do “Derivas Artísticas”, o curso de História de Arte não tem um target específico. Para Magda Henriques, “a arte é para todos aqueles que a queiram. Visamos chegar a vários tipos de pessoas e a várias faixas etárias”.

À deriva nos encontros sobre arte

Para fomentar o sentido crítico e a discussão, o “Derivas Artísticas” promove ainda os encontros “Para que servem a Arte e o Conhecimento em geral?!”. São “espaços de partilha onde aparece um filme, desse filme vamos para uma música, da música vamos para um poema, e andamos assim à deriva na topografia do conhecimento e da arte”, diz Magda Henriques.

Estes encontros são partilhados com convidados. O escritor Valter Hugo Mãe e o teólogo e poeta José Tolentino de Mendonça são alguns dos nomes confirmados.

O programa do “Derivas Artísticas” será pontuado por visitas a exposições e espectáculos, actividades ainda em negociação. Também no âmbito do evento, a Biblioteca José Régio acolhe a exposição “Circular Festival de Artes Performativas”, com fotografias de Susana Neves, de 7 a 28 de Fevereiro.