O líder do campeonato parte como favorito para a 18ª jornada. O empate em casa frente aos encarnados segurou a liderança do campeonato e, já no próximo domingo, o FC Porto vai ter pela frente o Rio Ave, último na classificação geral, que não pode perder pontos sob pena de se afundar nos lugares da descida.

Debaixo de polémica, ainda na sequência do clássico com o Benfica, os azuis-e-brancos vão até Vila do Conde dispostos defender o primeiro lugar. Jesualdo Ferreira tem cinco jogadores em risco de serem punidos por acumulação de amarelos: Fucile, Fernando, Lisandro, Hulk e Rodriguez.

A diferença de apenas um ponto em relação entre primeiro e segundo classificados e a boa exibição da equipa no passado fim-de-semana no Dragão anima o Benfica, que recebe o Paços de Ferreira e tenta novo assalto à liderança. Com Moretto a recuperar de lesão e tendo em conta as últimas exibições, Moreira deve continuar a defender a baliza do clube da Luz.

Do outro lado do campo, os encarnados vão encontrar uma equipa que ocupa a 12ª posição do campeonato e que não tem conseguido vingar fora do seu reduto. No entanto, há a salientar que Luisão e Yebda estão em risco de ficarem de fora do derby com o Sporting na próxima semana, caso vejam um cartão amarelo. Quique Flores não pode contar com Maxi Pereira, que cumpre castigo.

Sporting procura recuperação

Já o Sporting vai ao Restelo tentar redimir-se dos maus resultados que vêm assolando a equipa, com vista a alcançar F.C. Porto e Benfica no topo da tabela classificativa. Ainda está presente na memória dos «leões» a derrota em casa por 3-2 frente ao Sporting de Braga da última jornada e Paulo Bento sabe que não pode perder pontos se quer reconquistar a confiança dos adeptos.

A História dita que o treinador leonino nunca esteve quatro jogos seguidos sem ganhar. No entanto, no relvado vai estar um Belenenses consciente das fragilidades que tem vindo a demonstrar a equipa de Alvalade e que, em oito jogos realizados no Restelo, conta apenas com três derrotas. Do lado leonino, Abel, Grimi, Hélder Postiga e o capitão João Moutinho estão em risco de suspensão.

Na luta pela conquista da Europa disputa-se um dos grandes jogos do campeonato, que irá pôr frente a frente Sporting de Braga e Leixões. A equipa de Matosinhos é a grande surpresa de um campeonato que já chegou a liderar. Agora, os pupilos de José Mota procuram manter o 4º lugar ante uma equipa que ocupa a 5ª posição, cimentada pela vitória conseguida fora de casa frente ao Sporting.

O outro jogo que conta com equipas à conquista de um lugar europeu é o encontro entre Nacional e Vitória de Guimarães. Os vimaranenses vão até à Choupana tentar subir na tabela e abandonar a 8ª posição mas vão encontrar um Nacional animado pela goleada frente à Naval na jornada anterior.

Na luta pela despromoção, onde os três últimos partilham o mesmo número de pontos, o Trofense, 15º, vem de uma derrota frente ao Leixões e vai defrontar uma Naval 1º de Maio com o orgulho ferido. O Vitória de Setúbal, que vai receber a Académica, é 11º. O último classificado é a equipa com o jogo teoricamente mais complicado. Ainda assim, o Rio Ave vem de uma vitória, frente à Briosa, e vai ao reduto do F.C. Porto com a consciência de que uma derrota significa afundar-se na classificação geral. Os três últimos estão com os mesmos pontos e sabem que uma derrota poderá desmoronar as suas ideias.