Reduzir as emissões de CO2, investir nas energias renováveis e aumentar a eficência energética. São algumas das linhas gerais da Estratégia para a Sustentabilidade do Porto, o documento, apresentado sexta-feira, que visa “iniciar um processo de transformação” para afirmar o município como “cidade ambiental e socialmente sustentável”, sublinhou o autarca portuense, Rui Rio.

Em plena Semana da Sustentabilidade Energética da União Europeia, a Câmara do Porto e a Agência de Energia explicaram aqueles que vão ser os objectivos ambientais e sustentáveis da cidade, de acordo com o Pacto dos Autarcas, assinado a 10 de Fevereiro, em que os responsáveis locais europeus comprometeram-se a reduzir em mais de 20% as emissões de carbono até 2020.

A instalação de cinco mil metros quadrados de painéis solares em bairros sociais é uma das principais medidas a curto-prazo. Também vai entrar em funcionamento o Observatório para a Sustentabilidade Energético-Ambiental dos Edíficios da Cidade do Porto e vão ser realizadas as primeiras auditorias energéticos nos edifícios ambientais.

Mais uma vez, o transporte colectivo tende a ser valorizado, em detrimento do particular. Para isso, estão a ser pensadas soluções para criar as ciclovias necessárias para o trânsito de bicicletas.

A reabilitação urbana e a valorização do património do Centro Histórico é uma das metas a alcançar, bem como o incentivo da educação, investigação e ciência na cidade.