Nomes célebres da ópera vão estar esta noite, ainda que em formato virtual, na Praça dos Leões, mais concretamente na fachada lateral do edifício da Reitoria da Universidade do Porto (UP), virados para um dos outros baluartes da vida académica e estudantil: o café Piolho. Quem ali passar vai poder ver “Otello”, a obra de Giuseppe Verdi que se inspira no famoso drama de William Shakespeare, num ecrã gigante.

A iniciativa parte da PortoLazer e da própria UP, com base na envolvência da universidade no Programa Ópera Oberta, um protocolo entre mais de cinquenta instituições académicas que visam divulgar por videoconferência a ópera produzida pelo Teatro do Liceu de Barcelona.

Manuel Janeira, pró-reitor responsável pelo pelouro do Desporto e da Cultura, explica que o desafio era “passar esta ideia para fora da Universidade”,

“O projecto inicial de Barcelona é muito integrado nas universidades e nós quisemos ser ainda mais ousados”, explica, garantindo que o objectivo “não é conquistar os mais novos para a ópera”, mas sim fazer entender que “a ópera pode também ser algo que desperte a atenção de um público novo, numa praça da cidade, e sobretudo num lugar tão emblemático” para a Universidade, como é a Praça dos Leões.

O pró-reitor considera a ideia “diferente e interessante” e manifesta, inclusivamente, a esperança de conseguir transformar a iniciativa num “programa continuado”.