O Vice-Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entende a necessidade de abrir mais vagas em Medicina “para solucionar o problema da falta de médicos”, mas considera que “é preciso perceber que condições existem para receber esses alunos”.

Em declarações ao JPN, Nuno Montenegro diz mesmo que a “capacidade de resposta das instituições está no limite, se é que já não estava há uns anos atrás”, vaticina.

No caso da FMUP, as dificuldades assumidas poderão ser colmatadas com a abertura do novo edifício da faculdade, prevista para meados de 2010. Até lá, e enquanto as obras decorrem, “estamos a arranjar outras alternativas” através de protocolos assinados com outros hospitais, garante Nuno Montenegro. Isto numa altura em que a capacidade de resposta no que toca ao ensino clínico no Hospital São João já “começa a ser exígua”.

Estudantes insatisfeitos

A mesma opinião foi manifestada recentemente num estudo realizado pela Associação de Estudantes da FMUP. Baseado num inquérito aos alunos da faculdade, o trabalho concluiu que a maioria considera que as infraestruturas são “inadequadas ao número de estudantes”, o que afecta sobretudo as aulas práticas do ciclo clínico.

Fundação “não preocupa”

A recente passagem da Universidade do Porto a fundação pública de direito privado “não é problema” para o futuro imediato da Faculdade de Medicina. Para Nuno Montenegro, trata-se antes de “um desafio” que deve ser encarado de “mente aberta”. “A faculdade já granjeou a autonomia e o prestígio necessários para lidar com qualquer desafio dessa ordem”, remata.

Nuno Montenegro espera que as novas instalações ofereçam outras condições à instituição. O vice-presidente da “melhor faculdade de Medicina do país” salienta ainda a cooperação com o “melhor hospital do país” (Hospital São João), visto como o “parceiro ideal” para a FMUP.

Festa de aniversário

Apesar das dificuldades, é em clima de festa que a FMUP vai assinar, esta quarta-feira, o seu 184º aniversário. José Marques dos Santos (reitor da UP), José Agostinho Marques (director da FMUP), Manuel Pizarro (Secretário de Estado da Saúde) e Pedro Nunes (Bastonário da Ordem dos Médicos) são algumas das personalidades que vão marcar presença numa Sessão Solene que terá como convidado principal José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Médica Brasileira.

A sessão tem arranque previsto para as 10 horas, na Aula Magna da FMUP. Depois das intervenções dos convidados, terá lugar a entrega de prémios aos melhores estudantes da faculdade.

Ao longo do dia, haverá ainda tempo para passar pelo átrio da Aula Magna, onde estará patente uma exposição sobre “Instrumentos, aparelhos e equipamentos de Ginecologia e Obstetrícia”, organizada pelo Museu da História da Medicina Maximiano Lemos.Da parte da tarde, a AEFMUP associa-se à data, organizando uma tarde Recreativa aberta a toda a comunidade académica.