O arquitecto japonês Sou Fujimoto encheu o Grande Auditório do Rivoli, numa sessão em que foram apresentados os projectos do colectivo “Sou Fujimoto Architects”, incluindo a Casa de Madeira, o projecto vencedor do World Architecture Festival, em Barcelona, que apresenta uma estrutura baseada num tipo de encaixe tradicional japonês.

Próxima conferência

O ciclo “Nas Ruínas do Futuro” continua quinta-feira, 19 de Fevereiro. O arquitecto Marcos Cruz é o orador da sessão. O português, radicado no Reino Unido, viu a sua tese de doutoramento ser distinguida com o prémio Riba da Associação de Arquitectos Britânica.

Segundo Fujimoto, “a arquitectura do futuro é baseada no corpo das pessoas, no seu dia-a-dia” e é nesse sentido que reflectir sobre uma arquitectura inovadora implica pensar a “arquitectura primitiva”. Partindo da dicotomia “ninho”/“caverna”, o orador explicou que, enquanto o primeiro modelo é funcionalista e tem em conta o sentido de conforto dos habitantes, o arquétipo de “caverna” exprime um funcionalismo criativo, em que as próprias pessoas definem o espaço de acordo com as suas necessidades. Em vez de oprimir as funções, a caverna é um ambiente provocador e não restrito.

Sou Fujimoto apresenta uma nova proposta: “no floor, no pillar, no stairs but gradation of field”. Assim, mistura os conceitos como “natureza”, “cidade” e “casa”, com a noção de que “espaço é relacionamento”.

Um dos grandes projectos da equipa Sou Fujimoto Architechts é o Centro de Reabilitação Psiquiátrica de Crianças, em Hokkaido, no Japão. O espaço desenvolvido não só é uma grande casa, como é também uma pequena cidade. O orador salienta que, apesar de a disposição das caixas não o aparentar, o projecto é o resultado de um design bastante preciso e pensado.

A “House O” e a “House N” são outras propostas deste arquitecto japonês. Conceitos como continuidade, gradação, escalas, camadas, interior e exterior são as grandes características destes projectos.

Numa altura em que as questões ambientais estão na ordem do dia, Sou Fujimoto acredita que é tempo para repensar a era moderna de excesso de controlo. Como tal, o ser humano deve aprender a adaptar-se, em vez de tentar controlar.

Na conferência ainda houve tempo para falar sobre os novos planos do colectivo Sou Fujimoto Architechts. No próximo mês, começa a construção de uma biblioteca em Tóquio, que estará pronta na próxima Primavera, e, em Outubro, estará pronto o irreverente “Tokyo Apartment”.