Durante os próximos cinco anos, a Universidade do Porto (UP) será a entidade coordenadora do Observatório ALFA III, um consórcio de cooperação que procura uma aproximação das políticas universitárias de doze instituições, de nove países diferentes, na União Europeia (UE) e na América Latina.

O programa, uma iniciativa da UE, está avaliado em 85 milhões de euros, terá a duração de cinco anos e será constituído por 14 projectos de temáticas diversificadas.

“São redes de universidades que se organizam e convencionam trabalhar no sentido de estudar temas de política universitária, de convergência de cursos, de programas, de reconhecimento de títulos, numa perspectiva de aproximação dos sistemas de educação superior da América Latina e da União Europeia”.

A explicação é do responsável pelo Observatório e docente na UP, . Os projectos “actuam em áreas variadas”, desde o ensino da engenharia às ciências veterinárias, passando pela “criação de metodologias para a educação à distância”, entre outros. O papel da Universidade do Porto é precisamente “fazer o acompanhamento de todos os projectos e coordenar o trabalho que as outras entidades irão realizar”, explica Sereno.

“O objectivo é identificar áreas comuns e sinergias entre os vários projectos e procurar tirar partido dessas sinergias, no sentido de optimizar e melhorar, se possível, o impacto dos resultados que esses projectos vão desenvolvendo”, afirma o responsável pelo Observatório, que terá delegações no Brasil, Colômbia, México e Uruguai.

Liderança do consórcio dá “maior mediatismo à UP”

A nomeação da UP como entidade coordenadora do programa, segundo Alberto Sereno, “é bastante importante para a estratégia de internacionalização que a UP adoptou, a nível de impacto e de imagem”. O docente acredita que a universidade pode agora ter “mais “, até porque os projectos podem ter uma “dimensão e impacto mediático maiores” do que aqueles que teve até agora.