Embora o discurso de abertura oficial do 29º Festival de Cinema Internacional do Porto não tenha sido tão crítico como o habitual, a directora do festival, Beatriz Pacheco Pereira fez questão de salientar que “este não é um Fantas da crise”.

Com crise ou sem ela, a verdade é que a má sorte parece ter assombrado a estreia oficial do Fantasporto 2009. O muito aguardado excerto do novo filme de Joe Johnston, “The Wolf Man”, acabou por não ser projectado, e “Che, The Argentine”, apesar de ter enchido o Grande Auditório do Rivoli, não foi sequer aplaudido pela audiência.

Centrado nos primeiros anos de Che Guevara, o filme de Steven Soderbergh, o mesmo realizador do oscarizado “Traffic” e da trilogia “Oceans”, tem como protagonista Benicio Del Toro, distinguido com o prémio de melhor Actor no Festival de Cannes. O filme tem mais de quatro horas e chega aos cinemas dividido em duas partes. Assim, apenas chegou ao “Fantas” a primeira parte, na qual é recriada a campanha militar que levou Fidel Castro ao poder.

Em contraponto, “The Unborn”, de David S. Goyer, e “The Wrestler”, de Darren Aronofsky, foram os responsáveis pelas maiores afluências ao Fantasporto durante o primeiro fim-de-semana do festival. Antes do filme de Goyer, passou a curta-metragem “Next Floor”, de Denis Villeneuve, que foi uma das projecções mais aplaudidas até ao momento.

No domingo, esteve em destaque a antestreia de “Bellini e o Demónio”, de Marcelo Galvão. Também o livro que deu origem ao filme – “Um Caso com o Demónio” – foi lançado em Portugal e o autor, Tony Bellotto, assim como a mulher e actriz Malu Mader, estiveram presentes no “Fantas”.

Em conferência de imprensa, Belloto admitiu ter preferido não interferir na concepção do filme, por se tratarem de “duas linguagens diferentes”.

Jörg Buttgereit revisitado

Figura incontornável no Fantasporto 2009 é Jörg Buttgereit, o polémico criador de “Nekromantik”. Este ano o “Fantas” faz uma retrospectiva do trabalho do cineasta alemão. Filmes como “Der Todersking”, “Schramm” e “Captain Berlim versus Hitler”, ainda em fase de pós-produção, integram o ciclo que, esta segunda-feira, trouxe o cineasta ao Porto.

Em conferência de imprensa, Jörg Buttgereit, explicou as influências do “punk rock” dos anos 80 no seu trabalho e alertou para a “censura” de películas cinematográficas que ainda se mantém na Alemanha. Pelo meio, confessou sentir saudades dos filmes de terror mais “underground”.

Propostas

Outra personagem em foco no Fantas 2009 é José Fonseca e Costa, que vai receber o prémio Carreira na sessão de encerramento do festival. Entretanto, já na quinta-feira, dia 26, Jorge Leitão Ramos entrevista o realizador português no Pequeno Auditório do Rivoli. Segue-se a projecção do filme “Cinco Dias, Cinco Noites”, de 1996.

Esta quarta-feira, durante a tarde, tem início a projecção de curtas-metragens portuguesas, no Pequeno Auditório. Da secção oficial de Cinema Fantástico, destaque para um filme da Coreia do Sul, Hansel & Gretel, de Pil-Sung Yim, às 23h15, no Grande Auditório.

Nota final a incluir na agenda. Até sexta-feira, tem lugar no Pequeno Auditório a Retrospectiva Cinema Galego, que também começa a reunir um público específico.