Mais uma jornada que vai por os nervos à flor da pele. Sábado, F C Porto e Sporting encontram-se numa partida que dizem não ser decisiva e onde não há favoritos. No entanto, para se poderem distanciar-se dos seus adversários directos , os “dragões” não podem perder pontos. Os portistas já conseguiram somar a maior vantagem da época sobre o 2º classificado, o Benfica, e sabem que apenas dependem de si para renovar o campeonato.

Do outro lado do campo, a formação comandada por Paulo Bento visita o Dragão com o seu orgulho ferido. No entanto, apesar da maior derrota caseira de sempre nas provas europeias frente ao Bayern de Munique a meio da semana, os “verdes-e-brancos” mostraram na jornada passada, com uma vitória frente ao Benfica por 3-2, que ainda estão na luta pelo título. Contudo, o técnico leonino vê-se perante algumas contrariedades: Vukcevic é falha de última hora para a deslocação ao reduto dos portistas, juntando-se a Hélder Postiga, Rui Patrício e Miguel Veloso, todos lesionados. Rochemback também tem problemas físicos, mas foi convocado à condição, numa convocatória que volta a incluir o nome de Adrien.

Clássicos à parte, o pontapé de saída da 20ª jornada da Liga é na Luz, com Benfica e Leixões à conquista dos 3 pontos. Do lado dos encarnados, Quique Flores não pode contar com Yebda, castigado, e com David Suazo, lesionado. Assim, Cardozo entrará no lote que alinhará de início frente ao matosinhenses, com Aimar, já recuperado, a jogar ao lado do paraguaio. Para esta partida, há ainda a sublinhar o regresso aos convocados de Jorge Ribeiro e Pedro Mantorras e o afastamento de Sidnei, por opção. No jogo frente ao Leixões a equipa da Luz está obrigada a vencer, uma vez que são já 4 os pontos que a separa do líder. Uma derrota dos encarnados pode significar a perda do 2.º lugar para o Sporting, caso a turma de Paulo Bento ganhe no Dragão .No entanto, os comandados de José Mota, que já ganharam esta época no Dragão e em Alvalade, também precisam de pontos para recuperar o 3º lugar e para se distanciarem do Sporting de Braga, que se aproxima ameaçadoramente.

Na luta por um lugar na Europa, vai haver “derby” minhoto. O Sporting de Braga, em trajectória ascendente na classificação – é 5º, apenas a 3 pontos do Leixões, defronta uma das maiores desilusões do campeonato, o Vitória de Guimarães, num modesto 8º lugar. Em 6º e 7º lugares estão Nacional e Marítimo, respectivamente. O Nacional, que divide os mesmo pontos com os “arsenalistas”, joga frente à Académica. Os “verde-rubros” recebe o Vitória de Setúbal, que tenta sair dos lugares de despromoção.

Na luta pela manutenção não há qualquer ponto a separar as equipas. Em último lugar está o Belenenses com 16 pontos que, esta semana, defronta a Naval 1º de Maio, no Restelo. Em 15º lugar encontramos um Paços de Ferreira que vem de uma derrota frente ao líder. Este fim-de-semana a equipa pacence recebe o Rio Ave que, com os mesmos pontos que os 3 últimos classificados, também está proibido de ceder. Em antepenúltimo lugar está o Vitória de Setúbal que, uma semana após a derrota frente ao Rio Ave, vai tentar conquistar pontos na Madeira.