Na partida cabeça-de-cartaz da jornada 20 da Liga Portuguesa, Porto e Sporting empataram a zero e protagonizaram um duelo intenso, com agressividade, mas sem espectáculo. O receio de perder terreno para o Benfica, que havia vencido na abertura da jornada, tomou conta do sub-consciente de treinadores e jogadores, numa partida onde o imperativo da táctica se sobrepôs à intenção de marcar golos. Um resultado justo, pelo que os dois emblemas fizeram, ao longo dos 90’, mas com as melhores oportunidades a terem o carimbo do «leão».

A equipa de Quique Flores foi então a grande vencedora da jornada, na luta pelo título. Com a vitória de sexta-feira (2-1) diante da sensação do campeonato – o Leixões – o Benfica colocou-se a dois pontos da liderança portista.

Liga Portuguesa – 21ª Jornada

Resultados

S.L. Benfica 2-1 Leixões
Paços de Ferreira 2-0 Rio Ave
Nacional 3-1 Académica
F.C. Porto 0-0 Sporting
Belenenses 1-2 Naval 1º de Maio
Trofense 1-1 Est. da Amadora
Marítimo 5-1 Vit. Setúbal
Sp. Braga 1-0 Vit. Guimarães

Classificação

1. F.C. Porto, 42 pontos
2. S.L. Benfica, 40 pontos
3. Sporting, 38 pontos
4. Leixões, 35 pontos
5. Nacional, 35 pontos
6. Sp. Braga, 35 pontos
7. Marítimo, 32 pontos
8. Est. da Amadora, 25 pontos
9. Vit.Guimarães, 24 pontos
10. Naval 1º de Maio, 23 pontos
11. Académica, 21 pontos
12. Paços de Ferreira, 19 pontos
13. Trofense, 18 pontos
14. Vit. Setúbal, 16 pontos
15. Belenenses, 16 pontos
16. Rio Ave, 16 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 15 golos
Baba (Marítimo), 9 golos
William (Paços de Ferreira), 8 golos
Liedson (Sporting), 8 golos
Meyong (Sp. Braga), 8 golos

Num jogo em que foi quase sempre superior à equipa matosinhense, a equipa da Luz marcou logo aos 16’, com um auto-golo do defesa Élvis e, já na segunda parte, haveria de fazer o segundo, aos 67’, depois de um bom trabalho de Cardozo, a assistir Nuno Gomes perante a passividade da equipa de José Mota. Rodrigo Silva ainda haveria de reduzir a desvantagem, a 16 minutos do fim, mas o Benfica acabou mesmo por vencer, com ânimos exaltados durante e após os 90’, sobretudo entre os treinadores de ambas as turmas.

Trio empatado na luta pela Europa

Na luta pela Europa, três equipas terminaram este fim-de-semana empatadas no 4º lugar: Sp. Braga, Nacional e Leixões. Depois da derrota dos homens do Mar, o Nacional recebeu e venceu Académica por 3-1, com Nené mais uma vez a fazer o gosto ao pé e a ajudar a equipa de Manuel Machado a triunfar perante os estudantes.

Na partida que encerrou a jornada, o Sp. Braga venceu o sempre apimentado «derby» minhoto frente ao Vit. Guimarães (1-0) e não deixou escapar os mais directos opositores pelos lugares de acesso à UEFA. Destaque ainda para o Marítimo, que também se aproxima das posições europeias: na estreia de Carlos Carvalhal como novo treinador dos madeirenses, estes não fizeram a coisa por menos: golearam um Vit. Setúbal cada vez mais aflito por expressivos 5-1.

Rio Ave e Belenenses abaixo da linha-de-água

Na luta pela manutenção, Paços de Ferreira e Trofense conseguiram respirar, com resultados positivos. Enquanto os pacenses receberam e derrotaram o Rio Ave de Carlos Brito por 2-0, os homens de Tulipa empataram, em casa, com o Estrela da Amadora (1-1). No Restelo, o Belenenses complicou a sua situação na tabela, ao perder com a Naval 1º de Maio por 2-1, e faz companhia ao Rio Ave nas duas últimas posições.

De resto, o Vit. Setúbal voltou a juntar-se ao grupo de aflitos com a derrota nos Barreiros e iguala Belenenses e vila-condenses com o mesmo nº de pontos.