Foi inaugurada, esta terça-feira, a primeira unidade de tratamento de lixo urbano em Riba de Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão, que recorre ao sistema de vermicompostagem. O projecto, desenvolvido pela empresa portuguesa Lavoisier, utiliza minhocas para tratar o lixo indiferenciado, algo inovador a nível mundial.

Segundo Rui Berkemeier, do Grupo de Resíduos da Quercus, o processo é uma espécie de “dois em um”. Para além de digerirem os resíduos orgânicos transformando-os em húmus, as minhocas “limpam” também materiais como o plástico, papel e metal, preparando-os para serem encaminhados para a reciclagem.

O processo tem uma taxa de recuperação dos materiais de 80% e tem a capacidade de tratar 1500 toneladas de resíduos por ano, para além de ser mais económico do que os outros tipos de tratamento.

Vantagens

João Completo, responsável da Lavoisier (empresa que desenvolveu o estudo durante cinco anos), refere que as vantagens do processo passam por este ser “um processo simples, com um investimento baixo e com equipamentos desenvolvidos 100% por empresas portuguesas”. Além disso, é “uma tecnologia que pode também ser exportada para outros países”, diz.

A vermicompostagem em lixo indiferenciado pode também ser aplicada em pequenas e grandes cidades, pelo que pode ser adaptada pelas diversas autarquias, gerando postos de trabalho.

A unidade de Riba de Ave é a primeira aplicação prática deste processo, que entrará em funcionamento também nas unidades de S.Miguel ( municipios do nordeste) e em Beja já no Verão.