Se é verdade que uma alimentação equilibrada é fundamental para o bem-estar do ser humano, acaba por ser ainda mais importate para todos aqueles que praticam desporto. Este é um dos assuntos que promete marcar a discussão em torno das III Jornadas de Nutrição no Desporto, um evento que vai decorrer, esta quinta-feira, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

A iniciativa parte da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da UP (AEFCNAUP) e marca a proximação entre duas áreas cada vez mais complementares. ”Tudo aquilo de que o atleta necessita baseia-se na sua capacidade energética e, nesse sentido, é essencial que tenha cuidados, que tenha um acompanhamento ao nível da alimentação”, explica Daniel Branco, presidente da AEFCNAUP.

O estudante admite mesmo que a alimentação pode marcar a diferença entre os atletas. “Diferentes alimentações correspondem a diferentes estádios de bem-estar e de rendimento, portanto é essencial que todos os agentes que estão envolvidos em volta do desporto tomem em consideração que a nutrição é essencial para fazer a diferença nos resultados pretendidos”, vaticina ao JPN.

Diversas pesquisas sobre o melhor tipo de alimentação têm sido realizadas nos últimos anos. Segundo Daniel Branco , muitas das investigações giram em volta de um objectivo comum, “que é aumentar o rendimento do próprio atleta” e também prevenir e tratar algumas doenças que possam surgir ligadas ao próprio desporto.

Também António Moreira, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) destaca o papel da alimentação. “É preciso o descanso e uma boa alimentação para que o treino possa dar os devidos resultados”, afirma.

As III Jornadas de Nutrição no Desporto têm lugar a partir das 9 horas desta quinta-feira no Auditório da FADEUP. O evento vai contar com apresença de estudantes, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, professores de Educação Física, treinadores, entre outros profissionais.