Arranca esta quinta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, a 6ª Edição da feira “Essência do Vinho”. A decorrer até domingo, o evento conta com a participação de 300 expositores e de 100 especialistas nacionais e internacionais.

Ao longo dos quatro dias será possível fazer a prova livre de 2500 vinhos de todo o mundo. Os participantes podem ainda participar em conversas e workshops sobre enoturismo.

Na edição anterior, a feira contou com a presença de 17300 visitantes, número que a organização da “Essência do Vinho” pretende, pelo menos, igualar em 2009. José João, responsável pela realização do evento, espera que a população adira em massa, “sobretudo porque é um evento diferente”.

“Temos o Palácio da Bolsa, que é um sítio fantástico que só por si garante um ambiente muito particular no evento. E depois temos todo um cuidado na apresentação”, acrescenta José João. Para o responsável há um factor “essencial” que explica o sucesso do evento: “o vinho está na moda”.

Os melhores vinhos

No primeiro dia do evento vai ter lugar a eleição do “Top 10 dos Vinhos Portugueses”, por cerca de 50 críticos especialistas em vinhos e gastronomia. No sábado são divulgados e entregues os prémios dos concursos “Wine and Olive Oil Design Awards” e “Melhores do Ano”, promovidos pela revista “Wine”.

Vinhos Taylor’s são melhores do mundo

Os vinhos da Taylor’s foram considerados como os melhores vinhos do mundo pela revista britância “The Drinks Business”. O prémio foi atribuído pelo crítico Robert Parker no “Top 100 Fine Wine Power List” daquela publicação. Os prémios são atribuídos consoante as melhores marcas de vinho e a importância que detêm no mercado.

A organização do evento está a cargo da empresa Essência do Vinho e da Associação Comercial do Porto (ACP) e o preço dos ingressos varia entre os doze euros e os cinquenta euros.

Este ano, o “Essência do Vinho” estabeleceu uma parceria inédita com a Metro do Porto. Durante o evento, quem comprovar que se deslocou no Metro recebe um desconto de dois euros na compra dos ingressos.