Mais de 120 trabalhadores da Controlinveste estão em greve durante todo o dia de hoje. O protesto realiza-se à entrada das redacções do “Jornal de Notícias”, do “Diário de Notícias”, do “24 Horas” e d'”O Jogo” contra o despedimento colectivo de 119 profissionais destas publicações, assim como o prejuízo para os cidadãos que a decisão acarreta.

No Porto, está marcado um piquete de protesto em frente ao edifício do JN, no qual irá ser entregue um manifesto subscrito por 119 personalidades ligadas à cultura e ciências da cidade (o mesmo número de profissionais despedidos), assim como a moção aprovada pelo Sindicato de Jornalistas (SJ) a ser distribuída aos cidadãos.

Para o Presidente do SJ, Alfredo Maia, a importância do protesto dos jornalistas da Controlinveste passa por “manifestar publicamente o protesto dos trabalhadores contra a decisão da empresa em despedir 119 colegas”. “Chamamos também a atenção para a injustiça deste procedimento e o prejuízo que causa aos cidadãos”, afirma o Presidente do SJ.

O pico da manifestação terá lugar por volta das 14h30, mas os trabalhadores dos jornais diários afectados já começaram o protesto esta manhã, às portas do Jornal de Notícias, no Porto. Para Mónica Santos, representante sindical d’ “O Jogo”, a iniciativa reveste-se de uma enorme importância porque “se não nos juntarmos todos e se não protestarmos, estamos a dizer que podem tratar-nos de qualquer maneira e isso não se faz com nenhuma pessoa”.

Para já, a reacção das pessoas é de “indignação”, segundo Mónica Santos, sobretudo pelo que se está a passar no “JN”: “O feedback que temos das pessoas é de indignação pelo que está a acontecer nos jornais, com um impacto mais profundo e grave no ‘JN’ porque é um símbolo do Norte do país”.

Apesar das propostas apresentadas pelos trabalhadores no sentido de encontrar alternativas para impedir o despedimento dos seus colegas, a Controlinveste manteve-se irredutível na decisão. Os jornalistas e outros profissionais dos jornais do grupo, em consonância com o Sindicato dos Jornalistas, avançaram com o aviso de greve, a 20 de Fevereiro, para todo o dia de hoje.