Em 2005, por altura da reconversão da Ponte D.Luís I para o serviço do Metro do Porto, começaram os trabalhos de manutenção da zona ribeirinha. Uma obra que estará finalizada em Maio, de acordo com Jorge Morgado, da Metro do Porto, que destaca a obrigatoriedade de “manutenção regular” que a construção exige.

“Por ser uma estrutura do séc.XIX é uma estrutura sensível mas possui todas as condições de segurança; no entanto, necessita de uma manutenção regular”, afirma. Os trabalhos que estão agora a decorrer focam-se nas zonas pedonais e deverão estar concluídos dentro de dois meses.

Devido à utilização da ponte por parte do metro, as obras só podem ser realizadas durante a noite. “Temos pessoas a trabalhar no tabuleiro da ponte e não podemos, por razões de segurança, ter pessoas no local ao mesmo tempo em que o metro está em funcionamento”, afirma Jorge Morgado.

Moradores descontentes

Os moradores da zona ribeirinha estão descontentes com esta situação. Queixam-se do barulho provocado pelas obras e defendem que estes trabalhos deveriam ser feitos noutro horário.

“Faz bastante barulho, já ouvi muitas pessoas a queixarem-se do barulho, principalmente as que vivem perto da ponte. As pessoas não conseguem dormir com o barulho que lá fazem”, relata Rita Fernandes, residente na zona da Ribeira.

Maria Altina é uma das maiores afectadas. Vive perto do local das obras e queixa-se do horário dos trabalhos. “Deviam ser feitos durante o dia sem ser nas horas de ponta”, diz.

Em resposta, Jorge Morgado salienta que a Metro do Porto tem uma “autorização de trabalho por parte das entidades competentes para esse efeito” e, por isso, “do ponto de vista legal e formal”, estão “perfeitamente autorizados a executar estes trabalhos.