Previsto para os dias 17 e 18 de Abril, o Festival Intercéltico do Porto não vai realizar-se este ano. Tudo porque a produtora Mundo da Canção, habitual organizadora do festival, não teve resposta aos pedidos de ajuda feitos à Câmara do Porto e à empresa responsável pela promoção de eventos culturais, a Porto Lazer.

O projecto para a edição de 2009 do Festival Intercéltico foi enviado para a Câmara do Porto em Outubro de 2008, não obtendo qualquer resposta até ao momento. Ao JPN, Avelino Tavares, director do festival, lamenta o sucedido e fala de “falta de consideração” por parte da autarquia. “Esta é uma produtora do Porto. Nós trabalhamos nesta área desde 1969. A entidades competentes devem ter atenção às artes”, acrescenta.

Futuro incerto

O Festival Intercéltico surgiu em 1986 tendo regressado com uma segunda edição em 1991. Com dezassete edições até ao momento, o festival de música mais antigo do Porto já passou por salas como o Rivoli ou o Coliseu do Porto, até se estabelecer no Cine-Teatro Batalha nos últimos anos.

E se acontecesse?

Caso tivesse lugar, o festival desta ano “seria dedicado à Irlanda, com a actuação exclusiva de grupos irlandeses e contaria ainda com um projecto de animação de rua que contemplaria a Rua Santa Catarina e a praça da Batalha”, explica Avelino Tavares.

Quanto ao destino do festival, Tavares fala de um “futuro incerto”. Avisa. porém, que “um festival com dezassete edições já faz parte do património cultural da cidade. Não vamos desanimar nem desistir”.

O JPN tentou entrar em contacto com a Câmara do Porto e a empresa Porto Lazer, mas não obteve qualquer resposta.