Desde o início do 2.º semestre, a 16 de Fevereiro, que os alunos da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) estão a ter aulas num novo espaço. As instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) são agora a nova casa dos futuros nutricionistas.

No entanto, ainda não arrancaram as obras no terreno que se encontrava destinado para a construção da nova faculdade. Um projecto que aguarda, apenas, a assinatura do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

Por enquanto, o terreno destinado à construção será usado como parque de estacionamento provisório. Já as aulas são dadas num pavilhão provisório, que ainda não está completamente pronto, construído nas instalações da FEUP, e no próprio edifício desta faculdade.

30 anos em pré-fabricados

As condições precárias em que viveram os alunos de Ciências da Nutrição e Alimentação ao longo de 30 anos são do conhecimento de todos: dois pré-fabricados que, apesar de não terem as condições mínimas exigidas, sempre foram encarados como um meio de aproximar todas as pessoas da comunidade académica.

Algo que a presidente do Conselho Directivo da FCNAUP, Maria Daniel Vaz de Almeida, recorda como uma das vantagens das antigas instalações

Os alunos, à semelhança dos professores, afirmam que as novas condições em que se encontram são seriamente melhores, apesar de sentirem falta da proximidade a que estavam habituados, como refere o presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP, Daniel Branco.

A espera dos professores e alunos

Ao JPN, Maria Daniel Vaz de Almeida confirmou a vontade da FCNAUP e da Reitoria da Universidade do Porto em avançar com as obras. O Conselho Directivo crê que este seria um projecto que poderia ser facilmente aplicado pelo Governo, dado o investimento “leve” que acarreta.

A presidente do Conselho Directivo afirma que os professores e alunos acabam por se sentir “revoltados” por não verem este projecto avançar. A comunidade académicaespera

Entre as várias acções dos alunos, contam-se já várias cartas enviadas aos órgãos competentes, como ao presidente da República Cavaco Silva, ao Ministro Mariano Gago e a outras entidades, e uma manifestação silenciosa, que se realizou aquando da visita de Cavaco Silva à FEUP, no ano passado.