Um incêndio deflagrou esta sexta-feira na Rua da Boavista, por volta das 5h00, num prédio em remodelação. As chamas alastraram a dois prédios contíguos. Ainda não se conseguiram apurar as causas que estiveram na origem do incidente, que apenas causou um ferido ligeiro. O trânsito encontra-se cortado na Rua da Boavista até final do dia. O desvio é feito pela Rua Oliveira Monteiro.

O alarme foi recebido no quartel dos Bombeiros Sapadores do Porto (BSP) por volta das 5h10. Os homens chegaram pouco depois ao local. Segundo o comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, Alves Costa, registou-se apenas uma vítima ligeira, sendo que todos os habitantes dos prédios vizinhos foram evacuados.

O incêndio encontra-se em fase de rescaldo desde as 9h30, revela o comandante, que sublinha que os bombeiros estão, agora, apenas a controlar “pequenos reacendimentos”. As causas do incidente ainda estão por apurar.

Balanço do incêndio:

– Deflagra por volta das 5h00
– Atinge um prédio de três andares
– Alastra a dois edifícios vizinhos
– 40 bombeiros e 15 viaturas no local
– Apenas um ferido ligeiro
– Trânsito desviado pela Rua Oliveira Monteiro
– Incêndio em fase de rescaldo

Adalberto Abreu, que vive duas casas ao lado do prédio onde deflagrou o incêndio, conta ao JPN como se apercebeu da situação. Foi acordado por “um estrondo enorme” e, “sem tempo quase nenhum para se vestir”, foi evacuado de sua casa pelos bombeiros.

O incêndio acabou por atingir a Associação dos Utentes do Hospital Maria Pia e uma secção do Tribunal do Trabalho, que funcionam nos dois edifícios contíguos ao local do incidente.

De acordo com a agência Lusa, o Ministério da Justiça irá, agora, avaliar as condições em que se encontra a secção atingida pelo fogo, para averiguar se esta poderá continuar aberta ou se terão de recorrer a outras instalações disponíveis na mesma zona.

No edifício onde deflagrou o incêndio estavam a decorrer obras que o iriam transformar num hotel de charme. Segundo um dos subempreiteiros da obra, Carlos Gomes, que se encontrava no local, as obras estavam “em fase de finalização”.