Oferece descontos em combustível, passatempos e promete preços especiais a todos os estudantes universitários do país. Lançado em 2008, o Cartão UniverCidade está, porém, longe de ser conhecido entre a comunidade académica do Porto. É o caso, entre muitos, de Adriana Gouveia, estudante da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP): “Não tenho conhecimento deste cartão, nunca ouvi falar e como tal não aderi”, afirma.

A promoção do Cartão UniverCidade foi feita essencialmente “ao nível de acções dentro das faculdades”, esclarece Pedro Mendes, da empresa On-Spot Marketing. De resto, a divulgação envolveu “posters, flyers e uma “roda da sorte” que esteve na rua durante três meses”.

“O cartão não teve uma divulgação monstruosa como outros produtos têm”, confessa Pedro Mendes. Talvez por isso a iniciativa ainda não tivesse chegado aos ouvidos de Adriana Gouveia que, ao ter conhecimento do Cartão UniverCidade, até mostra interesse. “Se os descontos valessem a pena, se fossem coisas que de facto me fizessem jeito, aderia”, confirma a estudante da FDUP.

A falta de divulgação no Porto contrasta com a boa receptividade que o cartão tem tido em em Lisboa. Catarina Cunha, estudante da Universidade Lusófona de Lisboa, já aderiu ao cartão. “Era uma boa oportunidade, achei as ofertas interessantes e a também não achei caro”, diz a estudante que destaca os descontos nas áreas das comunicações, combustíveis e alimentação.

O Cartão UniverCidade custa 10 euros e é válido por um ano.