Está prevista para Maio a inauguração do “Dragão Caixa”, nome do pavilhão que vai albergar as modalidades do Futebol Clube do Porto. A obra, da autoria do arquitecto Manuel Salgado, vai dispor de 2007 lugares (1868 de bancada, 121 de camarotes, 18 de imprensa) e servirá de casa às equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins.

Orçada em perto de 12 milhões de euros (ver caixa), a obra demarca-se “pela qualidade”. Eduardo Valente, director da Porto Estádio, realça o facto de a nova construção azul e branca ser ” uma estrutura voltada para o futuro, para ser usada, pelo menos, nos próximos 50 anos” explica o responsável em declarações ao JN.

Alguns números

11.722.926 euros é o valor total da obra
2007 cadeiras azuis
1100 metros quadrados de pavimento do pavilhão
545 dias é o prazo de entrega da obra

Confrontado sobre a eventualidade da capacidade do pavilhão não ser suficiente para fazer face às necessidades do clube, Eduardo Valente discorda. “Julgamos ser um número suficiente, se olharmos ao que hoje em dia se passa em termos de modalidades de pavilhão”, considera.

Ao nível das inovações técnicas o novo pavilhão aposta na modernidade. O piso, por exemplo, é inspirado no modelo do Palau Blaugrana – Pavilhão do Barcelona – e vai de encontro à aposta do FC Porto no Hóquei em Patins, modalidade na qual os portistas se querem afirmar entre os melhores do mundo.