Vivem rodeadas por problemas financeiros e maus tratos físicos mas, este domingo, tudo isso foi esquecido por u mdia pelas cerc ade 700 moradoras de bairros sociais de Vila Nova de Gaia que participaram nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovidas pela GaiaSocial.

“São elas que cuidam dos filhos, há também alguns casos de violência doméstica e por isso hoje há que contemplá-las. Levantar-lhes o ego!”, atira Rosa Maria Gomes, técnica social superior da empresa municipal.

Mas não foi só o ego que se levantou num encontro/festa que encheu, no feminino, o pavilhão municipal de Gaia. Também as mãos e sorrisos se ergueram numa festa marcada apelo convívio entre mulheres de todas as idades. “O Dr. Menezes havia de fazer uma [festa] todos os meses”, gritava Palmira Fonseca, ao som da “Banda Lusa”, convidada para animar a festa.

Num evento pensado para elas, os únicos homens autorizados a entrar foram o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, e o vice-presidente, Marco António Costa. “A GaiaSocial e o Dr. Menezes tem-nos ajudado muito”, justificou Diamantina Reis, residente do bairro Heróis do Ultramar.

Actualmente, estima-se que a GaiaSocial apoie cerca de 7.000 mulheres dos bairros sociais do concelho.