No jogo que opunha Leixões e FC Porto, esperava-se uma partida equilibrada, mas o líder acabou por vencer com facilidade. Jesualdo Ferreira não podia contar com Cristian Rodriguez (castigado), e ainda se deu ao luxo de poupar Lisandro, que começou a partida no banco.

Os “dragões” começaram cedo a decidir o jogo no Estádio do Mar, com Lucho a converter na marca de grande penalidade, aos 23′. O FC Porto dominava, e foi sem surpresas que marcou o segundo aos 50′, através do inevitável Hulk. Após uma boa jogada individual de Farias pela direita, Raul Meireles ampliava para o 3-0, sendo substituído logo de seguida, a pensar no jogo frente ao Atlético de Madrid. No seguimento de um canto apontado por Mariano, Farias cabeceou para golo aos 74′, fazendo assim o 4-0. Haveria ainda tempo para Helton oferecer o tento de honra ao Leixões, largando a bola para os pés de Diogo Valente após uma má saída, fazendo assim o 4-1 final.

O Sporting recebeu e venceu o Paços de Ferreira em Alvalade, num jogo que só valeu pela Primeira parte. Sem poder contar com Rochemback no eixo do meio-campo, Paulo Bento apostou na prata da casa, jogando com Adrien Silva na posição «6». O Sporting denotava bastante fluidez de jogo nas transições de bola, e furava facilmente a defesa pacense, chegando ao primeiro golo através de Liedson, logo aos 8′, contando com a ajuda de Coelho.

O Sporting mantinha um bom ritmo de jogo, e aos 34′, Derlei desviou de cabeça para o fundo das redes, após o canto de João Moutinho. Os “leões” entraram na Segunda parte com o intuito de manter o resultado, e o jogo perdeu qualidade. O Paços pouco fez para dar a volta ao resultado, sendo um justo vencido.

O Benfica foi à Figueira da Foz vencer a Naval 1º de Maio, num jogo disputado. As “águias” entraram praticamente a vencer, com Aimar a aproveitar bem um ressalto à entrada da área para fazer o 1-0 logo aos 3′. O Benfica adormeceu e a Naval subiu no terreno, mas sem conseguir bater Moreira.

A equipa da casa entrou na Segunda parte a todo o gás, e aproveitou a passividade da defesa encarnada para restabelecer a igualdade no marcador, através de Marcelinho, aos 52′. Com o golo adversário, o Benfica acordou e marcou por intermédio de Katsouranis aos 74′, após um desvio de Miguel Vitor a um livre apontado por Reyes. O Benfica somou assim um triunfo importante, não descolando do comboio da frente, e mantendo o segundo lugar a dois pontos do FC Porto.

Liga Portuguesa – 21ª Jornada

Resultados

Rio Ave 1-1 Marítimo
Sporting 2-0 Paços de Ferreira
Leixões 1-4 F.C. Porto
Académica 1-0 Trofense
Vit. Guimarães 3-1 Belenenses
Est. Amadora 2-2 Sp. Braga
Naval 1º de Maio 1-2 S.L. Benfica
Vit. Setúbal 2-0 Nacional

Classificação

1. F.C. Porto, 45 pontos
2. S.L. Benfica, 43 pontos
3. Sporting, 41 pontos
4. Sp. Braga, 36 pontos
5. Nacional, 35 pontos
6. Leixões, 35 pontos
7. Marítimo, 33 pontos
8. Vit. Guimarães, 27 pontos
9. Est. Amadora, 26 pontos
10. Académica, 24 pontos
11. Naval 1º de Maio, 23 pontos
12. Paços de Ferreira, 19 pontos
13. Vit. Setúbal, 19 pontos
14. Trofense, 18 pontos
15. Rio Ave, 17 pontos
16. Belenenses, 16 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 15 golos
Liedson (Sporting), 9 golos
Baba (Marítimo), 9 golos
William (Paços de Ferreira), 8 golos
Meyong (Sp. Braga), 8 golos

Luta pela Europa: todos escorregaram

O Sp. Braga deslocou-se à Amadora, e não foi além de um empate, num dia em que os guarda-redes de ambas as equipas ficaram mal nas fotografias. O Estrela esteve por duas vezes na frente do marcador, mas permitiu a Orlando Sá o golo do empate, quando faltavam menos de 5 minutos para o cair do pano.

O Nacional foi jogar a Setúbal, sabendo que se ganhasse isolava-se no 4º lugar, mas saiu do Sado com uma derrota. Desta vez, nem o melhor marcador do campeonato valeu aos insulares, valendo a eficácia setubalense, que aproveitou as ocasiões de golo criadas para vencer por 2-0. No 6º lugar está o Leixões, que foi goleado em casa pelo FC Porto (1-4).

O Marítimo, após uma estreia auspiciosa de Carlos Carvalhal no comando dos verde-rubros, não foi além de um empate a uma bola no terreno do Rio Ave, graças ao golo de Djalma perto do apito final.

Belenenses de novo na última posição

O Belenenses afunda-se cada vez mais no fundo da tabela classificativa, tendo perdido desta vez por 3-1 no terreno do Vitória de Guimarães. O Trofense não aproveitou o empate do Rio Ave, e acabou por perder ( 1-0) frente à Académica. O Paços de Ferreira foi o único que se agarrou à bóia, subindo dois degraus acima da linha de água, fruto da vitória sobre o Nacional por 2-0.