Cinco filmes com profundas raízes na área da saúde. É a proposta do “Ciclo Cinema Saúde Doença” que arranca terça-feira, no cinema Cidade do Porto, fruto de uma parceria da Medeia Filmes com a Cinemateca, no âmbito das comemorações dos 50 anos do Hospital S. João.

“Domingo à Tarde” do português António Macedo é o primeiro filme. Seguem-se “Fala Com Ela”, de Pedro Almodóvar, a “Casa Encantada”, de Alfred Hitchcock , “A Eternidade e Um Dia”, de Theo Angelopoulos e “A Morte do Sr. Lazarescu”, de Cristi Puiu. Todos os filmes têm lugar na sala 4, às 21h30.

Além desta iniciativa, o Hospital S. João vai continuar a assinalar o aniversário com várias actividades até 19 Junho, dia da gala comemorativa dos 50 anos do Hospital S. João. Uma delas é a exposição “3 Formas de Ver”, patente no Centro Português de Fotografia, até 15 de Março, que está a contar com uma adesão positiva, salienta Orlando Mota, assessor do Hospital S. João

Ainda no âmbito do cinquentenário realizam-se, diariamente, tertúlias sobre temas variados no café “Magestic”. Todas estas iniciativas são abertas ao públicos mas dirigem-se sobretudo à comunidade hospitalar, médicos, enfermeiros, funcionários e familiares de doentes do hospital.