António Lobo Antunes protagonizou a sessão de abertura do “1.º Rasgão Cultural Porto Gran Plaza”, uma iniciativa do centro comercial situado na Baixa do Porto, que vai receber diversos escritores e outras actividades até final de Março.

O escritor lisboeta fez uma breve declaração sobre o prazer de estar no Porto e deu início à sessão de autógrafos, a primeira de algumas sessões a ser realizadas no decorrer deste mês. A próxima é já no sábado, com o jornalista e escritor Jorge Ribeiro, antecedida de um workshop guiado pela ilustradora Helena Veloso.

Na próxima semana, dia 19 de Março, o escritor norte-americano Richard Zimler enceta uma conversa sobre as suas obras. No dia a seguir, Alberto S. Santos apresenta “Escrava de Córdova”, o único livro que escreveu até ao momento.

O evento encerra dia 28 deste mês com a autora Mafalda Ribeiro que finaliza o “Rasgão Cultural” com uma viagem pela sua carreira, iniciada na área do Jornalismo. O programa conta também com uma pequena feira do livro e com uma exposição do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, a colecção “Êxodos”.

Na introdução sobre desse trabalho, o fotógrafo escreveu: “Mais do que nunca eu sinto que a raça humana é só uma. Há diferenças de cor, idioma, cultura e oportunidades, mas os sentimentos e reacções das pessoas são semelhantes. As pessoas fogem a guerras para escapar da morte, migram para melhorar a sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, e adaptam-se a situações de extrema adversidade.”