Por ano, a diarreia vitima cerca de dois milhões de crianças. O anúncio foi feito, esta terça-feira, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Directora do Departamento Internacional da Assistência Médica Internacional (AMI), Tânia Barbosa, confirma estes números. “As diarreias são a segunda maior causa de morte no mundo de crianças abaixo dos cinco anos de idade, sendo que a primeira causadora de morte é a pneumonia” salienta.

É nos países subdesenvolvidos que a doença tem mais impacto, geralmente relacionada com casos de desnutrição grave. “Acontece nos países em desenvolvimento pelo predomínio de doenças como surtos de cólera e diarreias bacterianas, por falta de condições que levam a este tipo de problema”, afirma Tânia Barbosa.

A AMI

A AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional é uma organização não governamental portuguesa, privada e sem fins lucrativos. Foi fundada em 1984 pelo médico cirurgião urologista Fernando Nobre. É uma organização humanitária que actua em situações de crise e de emergência.

A AMI actua nos países mais pobres, principalmente ao nível da educação e da prevenção: “O nosso trabalho passa pela prevenção, formação e sensibilização das comunidades e pela formação dos técnicos locais”, realça Tánia Barbosa. A intervenção inclui ainda “um conjunto de ensinamentos básicos de higiene como lavar as mãos antes das refeições e depois de ir a casa de banho [ou explicar] a importância de utilizar água potável que é extremamente escassa nestes países. Temos insistido muito nisso”, assinala a responsável da AMI.

Nesse sentido, Tânia Barbosa destaca o papel da AMI na luta contra a alta mortalidade provocada por doenças como a diarreia. “O objectivo, mais do que curar, é insistir na prevenção e promoção da saúde através da higiene e de medidas simples que as populações possam usar no seu dia-a-dia, de forma a evitar doenças como a diarreia, que está a matar dois milhões de crianças por ano”.