A Liga Portuguesa contra a Epilepsia (LPCE) e a EPI – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia apresentaram, esta quarta-feira, no Porto, o primeiro portal nacional dedicado à epilepsia.

Lançado no café “Majestic”, o site, que reúne a participação de médicos, doentes e associações do sector, pretende educar as pessoas através da Internet a lidar com familiares ou amigos epilépticos.

A epilepsia

A epilepsia é uma doença que afecta cerca de 50 mil portugueses e pode ser causada por várias afecções cerebrais, incluindo traumatismos, infecções, acidentes vasculares. Actualmente, 75% das epilepsias tratam-se com medicamentos. Devido à interferência de muitos desses medicamentos na capacidade mental, vários doentes preferem recorrer à medicina alternativa e a medicamentos naturais.

A ideia passa assim por “desvendar um pouco do que é ser epiléptico”, como explicou ao JPN, Márcia Vasques, psicóloga da EPI.

Durante o debate “A Nova Chama da Epilepsia”, os responsáveis das duas associações reforçaram ainda o objectivo de instituir o dia 11 de Março como o dia nacional daepilepsia. Para alcançar a meta necessitam de 5 mil assinaturas, sendo que 3800 já foram recolhidas (3 mil via internet e 800 em campanhas de rua).