Chama a atenção pelo aspecto e está estacionado, desde esta segunda-feira, na Praça da Liberdade, no Porto, com um único objectivo: alertar os portuenses para os Direitos do Consumidor.

Este autocarro dos anos 60 insere-se no conjunto de iniciativas que celebram, até ao final desta semana, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado a 15 de Março. Todos os cidadãos podem, entre as 9h30 e as 17h30, dirigir-se ao veículo estacionado junto à Estátua de D. Pedro IV e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema.

Aos cidadãos é dado aconselhamento jurídico e não só. Os interessados também podem obter material didáctico/informativo e participar nas oficinas de reciclagem de materiais.

Joana Simões, da DECO, afirma que o propósito das actividades é “sensibilizar os consumidores para a defesa dos seus direitos e dar-lhes a conhecer as formas de resolver os seus problemas”.

A responsável considera que, hoje, “as pessoas estão mais informadas e esclarecidas quanto aos seus direitos e deveres”, mas que ainda é “importante” fazer com que as pessoas percebam que têm o “direito a reclamar”.

Esta iniciativa conta com a colaboração de técnicos da DECO, do Gabinete do Ambiente da Câmara do Porto, da Lipor e da Agência de Energia do Porto (AdEPorto). Já na próxima quinta-feira, a Praça da Liberdade recebe uma actividade dirigida especialmente às crianças que queiram aprender a reciclar.